COVID-19: ESF PROTEGE

COVID-19: ESF PROTEGE
INDICADOR DE VULNERABILIDADE FAMILIAR



  • O que é a ferramenta COVID-19: ESF PROTEGE?
Trata-se de uma ferramenta simples, gratuita e eficaz que apoia as equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família) na prevenção de mortes por COVID-19 nos seus territórios de atuação através da indicação e classificação da vulnerabilidade dos usuários e das famílias frente à COVID-19 por meio de gráficos e tabelas gerados automaticamente a partir de dados básicos dos usuários da ESF. Para baixar a ferramenta clique aqui.



  • Como foi desenvolvida?
Através de intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores do IEAR/UFF (Instituto de Educação de Angra dos Reis/Universidade Federal Fluminense) e da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) com enfermeiro da AMENFAR (Associação Municipal de Enfermagem de Angra dos Reis) e coordenador de uma unidade ESF em Angra dos Reis/RJ.
O desenvolvimento da ferramenta COVID-19: ESF PROTEGE - Indicador de Vulnerabilidade Familiar baseou-se no conhecimento científico disponível para a determinação de dois indicadores de vulnerabilidade à COVID-19: o IVI (Indicador de Vulnerabilidade Individual à COVID-19) e o IVF (Indicador de Vulnerabilidade Familiar à COVID-19).
Para maiores informações sobre a metodologia, recomendamos fortemente que faça o download do Manual Técnico-Operativo.

  • Para quem a ferramenta pode ser útil?
- Coordenadores das unidades ESF;
- Agentes Comunitários de Saúde (ACS);
- Gestores das Secretarias Municipais de Saúde;

  • O que necessito para utilizar a ferramenta?
- computador com programa Microsoft Excel 2016 ou versão superior (versões anteriores podem ser utilizadas mas podem apresentar instabilidades);
- dados básicos dos pacientes (número da família e microárea de cadastro, nome do paciente, data de nascimento e se são diabéticos e/ou hipertensos).

  • Downloads

    

- Ferramenta COVID-19: ESF PROTEGE, baixe aqui.
- Manual Técnico-Operativo, baixe aqui.
- Em breve, vídeos tutoriais.
- Materiais de comunicação, baixe aqui.

  • Desenvolvedores:
- Prof. Dr. Anderson Mululo Sato (1)
- Enf. Vicente José Leitão Crisostomo Jr. (2)
- Prof. Dr. Tiago Badre Marino (3)

(1) Professor Adjunto do Departamento de Geografia e Políticas Públicas, Grupo de Estudos em Desastres Sócio-Naturais, Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense (GDEN/IEAR/UFF). E-mail: andersonsato@id.uff.br. Acesse o currículo (clique aqui). 

(2) Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis/RJ. Fundador e Diretor da Associação de Enfermagem de Angra dos Reis (AMENFAR). E-mail: vicentecrisostomojr@gmail.com. Acesse o currículo (clique aqui). 

(3) Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ). E-mail: tiagomarino@hotmail.com. Acesse o currículo (clique aqui).