Curso 2017

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA REDUÇÃO DE DESASTRES

Avaliado pelos cursistas em 2016 com nota 9,6!




  • Quem elaborou o curso edição 2017?

O curso foi elaborado por professores da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF) juntamente com os profissionais das Secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Proteção e Defesa Civil e Meio Ambiente de Angra dos Reis. O curso conta também com a atuação de pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Trata-se de um projeto conjunto destas instituições que compõem a Rede de Educação para Redução de Desastres (RED).




  • Quem apoia este curso?


     
       

     



  • Quais são os objetivos do curso?

O curso visa capacitar os atuais e futuros educadores para que estejam aptos a incluir o tema "desastres" de forma integrada aos conteúdos de ensino. Junto com vocês, educadores, iremos formar cidadãos com refinamento da percepção de risco, visão crítica sobre os processos sócio-naturais que condicionam o risco e proativos para redução do risco de desastres, promovendo o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de desastres através da educação.

  • Qual é a estrutura do curso?

De acordo com as indicações dos professores consultados, este curso é majoritariamente presencial e conta com conteúdos teóricos e práticos, através de oficinas didáticas, trabalho de campo e simulações de situações de emergência. O curso ainda oferece acesso a uma plataforma virtual, na qual os cursistas terão acesso à uma ampla bibliografia, vídeos, slides e realizarão atividades não-presenciais. Faz parte também da composição do curso um processo de avaliação contínuo, visando estimular o rendimento dos professores e o aprimoramento do curso. Por fim, abre-se um canal de comunicação e suporte aos professores pós-curso, para apoiar e potencializar a atuação dos educadores.


  • Qual é a carga horária do curso?

O curso terá uma carga horária total de 80 horas, sendo 56 horas presenciais e 24 horas não-presenciais. A carga horária presencial será contabilizada ao longo dos encontros do curso e a não-presencial será contabilizada pela realização de atividades na Plataforma Virtual, fora do horário das aulas, e pela preparação do Seminário de Conclusão do Curso.


  • Quais são os conteúdos e quando o curso acontecerá?

O curso está dividido em módulos, que serão oferecidos por experientes profissionais das instituições que compõem a RED. O curso contará com 14 encontros presenciais com duração de 4 horas que ocorrerão sempre às 4as-feiras. Os encontros serão ou no turno da manhã (08 às 12 h) ou da tarde (13 às 17 h), conforme a definição no ato da inscrição.


Cronograma e Módulos do Curso
(Clique na imagem para fazer o download)

RED: todas as instituições; SEPDC: Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil; SEMAM: Secretaria Executiva de Meio Ambiente; UFF: Universidade Federal Fluminense (IEAR); CEMADEN: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.


  • Quem pode se pré-inscrever no curso?

- Professores, gestores e funcionários das escolas municipais de Angra dos Reis;
- Professores da rede estadual e particular;
- Estudantes de licenciatura e normalistas;
- Agentes de Defesa Civil;

ATENÇÃO: A Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis apoiará a participação no curso de professores e funcionários por meio da liberação dos servidores nos dias e horários do curso. Professores docentes II poderão utilizar o horário de coordenação para realização do curso. É fundamentar se reportar ao diretor sobre a participação no curso, a fim de permitir adaptações na rotina da escola.


  • Qual será a quantidade e distribuição de vagas?

Nesta edição 2017 do curso serão oferecidas um total de 160 vagas, que serão distribuídas conforme tabela abaixo. Caso o número de pré-inscritos em uma das categorias não atinja o limite previsto, as vagas remanescentes serão redistribuídas às demais categorias que apresentam menor oferta de vaga.


  • Existirão critérios de seleção dos pré-inscritos?

Sim. Além do limite de vagas de cada categoria, serão adotados os seguintes critérios por ordem de prioridade:

1º critério) Lista de Espera 2016: serão priorizados os pré-inscritos que ficaram na lista de espera do curso na edição 2016;
OBS: os interessados que se enquadram nesta situação deverão efetuar nova pré-inscrição para a edição 2017 do curso dentro do período de inscrições. A pré-inscrição para a edição 2016 do curso não é válida para a edição 2017;

2º critério) Não cursistas 2016: além dos integrantes na lista de espera da edição 2016, serão priorizados os novos interessados pelo curso. Cursistas que tiveram a vaga confirmada na edição 2016 e que não concluíram o curso terão menor prioridade frente aos demais interessados, salvo quando a desistência tenha sido devidamente justificada em razão de motivo de força maior;

3º critério) Ordem de inscrição: àqueles que se pré-inscreveram primeiramente terão prioridade sobre os que se pré-inscreveram posteriormente;

OBS: os cursistas concluintes de 2016 não poderão realizar novamente o curso.

  • E as avaliações do curso... Como serão?

A avaliação dos professores é pautada na frequência nos encontros presenciais, na realização das atividades não-presenciais e também com base na apresentação do Seminário de Conclusão do Curso. Para conclusão do curso, exige-se uma carga horária mínima de 75% e que seja realizada apresentação durante o Seminário de Conclusão do Curso.

  • O curso terá certificação?

Certamente! Este curso será certificado pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), uma unidade da Universidade Federal Fluminense (UFF).





Todos os professores que obtiverem esta certificação estarão capacitados para trabalhar a Educação para Redução de Desastres com seus alunos, que é um ato educativo e também de cidadania.
Sabe-se que os professores vinculados à Prefeitura Municipal de Angra dos Reis também poderão usar esta certificação para seu Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
Os licenciandos devem buscar orientações junto as suas universidades sobre a possibilidade de contabilização de horas complementares nas suas graduações.

  • Onde o curso será oferecido no ano de 2017?

As atividades presenciais do curso serão oferecidas no Auditório da Defesa Civil de Angra dos Reis.

A sede da Defesa Civil de Angra dos Reis foi escolhida por apresentar estrutura confortável, ser um local de fácil acesso, com ampla opção de transportes públicos e estacionamento nas proximidades. Se você quiser, faça a sua rota até o local do curso através do mapa abaixo.

Localização da Defesa Civil de Angra dos Reis