Curso Geotecnologias

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES GRATUITOS PARA ENSINO EM GEOGRAFIA: ABORDAGEM GEOGRÁFICA EM SUAS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS

  • BANCO DE DADOS ESPACIAS DE ANGRA DOS REIS

  • JUSTIFICATIVA
As transformações ambientais e os fluxos (materiais, capital, informações, etc.) ocorrem de forma cada vez mais acelerada e a educação tem que se adaptar a fim de formar cidadãos capazes de refletir criticamente sobre a origem destes vetores de transformação e seus efeitos. Após esta reflexão, os cidadãos podem agir visando adaptar tais práticas, mitigar seus impactos negativos e potencializar seus efeitos positivos, considerando os diferentes atores e processos sócio-naturais que se articulam nestes espaços.
Já tem sido destacada a importância do uso de novas tecnologias na educação formal e não-formal, sendo as geotecnologias um dos meios para que os educadores inovem na forma de visualizar, articular e criar reflexões com seus alunos sobre o espaço geográfico. Além disso, esta atualização faz-se necessária e desejada, tendo em vista a enorme popularização das geotecnologias, como o GPS e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
Sendo assim, os professores organizadores do presente projeto avaliam como relevante compartilhar e trocar conhecimentos com os outros educadores a fim de atingir os objetivos listados abaixo.

  • OBJETIVOS
o Apresentar aos educadores geotecnologias úteis para o aprimoramento das práticas docentes;
o Subsidiar os educadores com um rico banco de dados espaciais do município de Angra dos Reis e de outros recortes espaciais;
o Estimular a percepção ambiental de forma indissociável ao espaço geográfico;
o Proporcionar a interação e troca de experiência entre estudantes de licenciatura, os professores cursistas e os professores organizadores do curso;
o Estimular a prática docente voltada para abordagem geográfica dentro das suas múltiplas perspectivas (multitemática, multitemporal e multiescalar);
o Apontar possibilidades de integração da Geografia com outras disciplinas, tornando possível a abordagem multidisciplinar.

  • QUEM ELABOROU O CURSO?
O curso foi elaborado a partir de mais uma articulação da RED (Rede de Educação para Redução de Desastres) através do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais da Universidade Federal Fluminense (GDEN/UFF) com a Coordenação de Geografia da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT) de Angra dos Reis.
Os representantes destas grupos buscaram a parceria de professores altamente qualificados da própria UFF, assim como da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para estruturar o curso. Estes professores possuem pesquisas e prática que se relacionam com a dinâmica urbana do município de Angra dos Reis e com o uso de geotecnologias para o ensino de Geografia.

- Anderson Mululo Sato (Professor do Departamento de Geografia e Políticas Públicas, Instituto de Educação de Angra dos Reis, Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais, Universidade Federal Fluminense) - andersonsato@id.uff.br (Currículo Lattes)
- Fabricio dos Santos Correa (Professor de Geografia, Coordenador de Geografia, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – Angra dos Reis/RJ) - f050379@hotmail.com
Vinicius da Silva Seabra (Professor do Departamento de Geografia, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro) – vinigeobr@yahoo.com.br (Currículo Lattes)
Michaël Chetry (Professor do Departamento de Geografia e Políticas Públicas, Instituto de Educação de Angra dos Reis, Grupo de Estudos Urbanos e Regionais da Baía da Ilha Grande, Universidade Federal Fluminense) – michaelchetry@id.uff.br (Currículo Lattes)
Monika Richter (Professora do Departamento de Geografia, Instituto Multidisciplinar, Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia, Educação e Cidadania, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) – mrichter84@hotmail.com (Currículo Lattes)
Paulo Jorge Vaitsman Leal (Professor do Departamento de Geografia e Políticas Públicas, Instituto de Educação de Angra dos Reis, Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais, Universidade Federal Fluminense) – pjvleal@id.uff.br (Currículo Lattes)


  • METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DO CURSO
A construção da proposta do curso ocorre de forma participativa e colaborativa com os professores da rede municipal de Angra dos Reis, em especial dos professores de Geografia. Em Abril de 2016 foi levantado com os mesmos a relevância de haver uma capacitação em geotecnologias, em especial nas ferramentas Google Earth e Google Maps. Foi quase unânime a colocação que existe grande potencial de aplicação das mesmas nas práticas docentes, mas ressaltou-se que poucos as utilizavam em suas aulas. A maioria informou não possuir capacitação para sua utilização, além de ser destacado que em muitas escolas haveria dificuldade de aplicação em razão da carência de infra-estrutura de informática e internet.
Sabendo que o principal entrave para aplicação destas geotecnologias nas práticas docentes está na capacitação dos professores e que eventuais dificuldades de infra-estrutra técnica podem ser resolvidas, em Junho de 2016 foi realizado um segundo encontro com os professores de Geografia do município de Angra dos Reis para a discussão sobre o formato do curso e seus conteúdos. A partir deste encontro, novas ideias e propostas foram incorporadas ao projeto do curso.

  • QUEM PODE SE INSCREVER NO CURSO?
Podem se inscrever no curso:
Professores de Geografia em exercício nas escolas;
Estudantes de Geografia dos cursos de licenciatura;
As inscrições são voluntárias e voltada aos interessados que reconheçam a relevância desta capacitação para aprimoramento das práticas profissionais dos professores.

  • VAGAS (QUANTIDADE, DIVISÃO E PRIORIDADES)
Ao todo serão ofertadas 20 vagas, sendo 14 destas vagas destinadas aos professores em exercício e 6 aos estudantes de licenciatura.
Caso o número de pré-inscritos supere a oferta de vagas, serão priorizados os professores de Geografia da rede municipal de Angra dos Reis e estudantes de licenciatura de Geografia da UFF. No caso dos professores, a ordem de pré-inscrição será considerada, enquanto no caso dos estudantes de licenciatura serão priorizados os estudantes de períodos mais avançados.

  • INSCRIÇÕES E DATAS
As pré-inscrições serão feitas no período de 27 de Julho a 14 de Agosto de 2016, através do site da Rede de Educação para Redução de Desastres (RED).
No dia 19/08 será divulgada no site da RED e via e-mail a lista com os professores e estudantes de licenciatura que tiveram suas inscrições confirmadas de acordo com os critérios estabelecidos.
Os encontros acontecerão nos dias 31 de Agosto e 21 de Setembro de 2016 (4as-feiras) de forma integral (manhã e tarde), totalizando 16 horas presenciais. As 04 horas não-presenciais serão contabilizadas através da realização de atividades na plataforma virtual do curso.
Em acordo com a Coordenação de Área de Geografia da SECT de Angra dos Reis, os professores de Geografia da rede municipal de Angra dos Reis que fizerem o curso serão dispensados de suas atividades escolares nos dias de curso*Obs: É necessário que os professores avisem com antecedência seus respectivos diretores sobre os dias de ausência para realização do curso, visando readequar as atividades para os estudantes..

DATAS IMPORTANTES:
Datas
Atividades
27/07 a 14/08
Período de Pré-Inscrições
19/08
Confirmação de Inscrições
31/08
1º Encontro Presencial (Integral – Manhã e Tarde)
21/09
2º Encontro Presencial (Integral – Manhã e Tarde)
19/10
Limite para Entrega da Atividade Não Presencial
16/11
Disponibilização dos Certificados de Conclusão do Curso

  • ESTRUTURA E CONTEÚDO DO CURSO
O curso é composto por módulos, totalizando uma carga horária de 20 horas (16 horas presenciais e 04 horas não-presenciais). Os conteúdos dos módulos estão detalhados abaixo:
Data e Horário
Módulos
Conteúdo
Responsável
Instituição
31/08
8 às 10 h

Presencial I
(02 horas)
Introdução da Aplicação das Geotecnologias ao Ensino
Monika Richter
UFRRJ
31/08
10 às 12 h
Presencial II
(02 horas)
Conhecendo as Ferramentas Google Earth e Google Maps
Monika Richter
UFRRJ
31/08
13 às 15 h
Presencial III
(02 horas)
Banco de dados físicos de Angra dos Reis
Paulo Leal
IEAR/UFF
31/08
15 às 17 h
Presencial IV
(02 horas)
Banco de dados sociais de Angra dos Reis
Michael Chetry
IEAR/UFF
21/09
8 às 10 h
Presencial V
(02 horas)
Aplicações em Ensino 1
Vinicius Seabra
FFP/UERJ
21/09
10 às 12 h
Presencial VI
(02 horas)
Aplicações em Ensino 2
Vinicius Seabra
FFP/UERJ
21/09
13 às 16 h
Presencial VII
(03 horas)
Aplicações em Ensino 3 – Risco de Desastres Sócio-Naturais
Anderson Sato e Michael Chetry
IEAR/UFF
21/09
16 às 17 h
Presencial VIII
(01 horas)
Avaliação do Curso e Perspectivas de Aplicação
Professores e Cursistas
---
Até 19/10
Não-Presencial I
(04 horas)
Estruturação de uma atividade de ensino
Cursistas
---

  • CERTIFICAÇÃO
A certificação do Curso será realizada através do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF).
Para certificação é necessário cumprir no mínimo 75% da carga horária presencial do curso e desenvolver a atividade não-presencial proposta. Professores da Rede Municipal de Angra dos Reis podem usar esta certificação para seu PCCS. Estudantes de licenciatura podem contabilizar horas de atividades complementares.*Obs: Para maiores informações, consulte regulamento do seu curso.

  • LOCAL DO CURSO
Em 2016 as atividades presenciais do curso serão oferecidas no Telecentro da Escola Municipal Pref. Francisco Pereira Rocha, localizada no bairro Morro da Cruz. A escolha do local deve-se ao fato deste ser o Telecentro com melhor infraestrutura do município.
Endereço: Estrada Angra-Getulândia - Morro da Cruz.