domingo, 25 de setembro de 2016

Realizados Cursos de Geotecnologias para Educadores e Agentes de Defesa Civil

A RED (Rede de Educação para Redução de Desastres) finalizou na última semana os encontros presenciais de dois cursos de geotecnologias voltados para dois públicos-chaves na gestão do risco de desastres: os educadores, formado por professores e estudantes de licenciatura em Geografia, e agentes de Defesa Civil de Angra dos Reis. As geotecnologias são o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informação com referência geográfica e são compostas por soluções em hardware, software e peopleware que juntas constituem poderosas ferramentas para  o ensino e tomada de decisão.

Curso de Utilização de Softwares Gratuitos para Ensino em Geografia atuou em conjunto com professores da rede municipal de Angra dos Reis e estudantes de licenciatura da UFF. Este curso foi desenvolvido a partir da articulação do GDEN/UFF com a Coordenação de Geografia da Secretaria de Educação de Angra dos Reis e que se fortaleceu com a adesão de parceiros da UERJ, UFRRJ e da UFF. O curso semi-presencial contou com o apoio do Telecentro Comunitário - Morro da Cruz, Defesa Civil, Centro de Estudos Ambientais/Sec. de Meio Ambiente e Padaria Mais que Pão. Ao final do curso foi realizada uma avaliação pelos cursistas, que foram unânimes ao afirmar que após o curso terão maior facilidade em utilizar as geotecnologias em suas práticas educativas. Professores e licenciandos deram nota 9,3 ao curso e sinalizaram 100% de recomendação do curso a outros educadores.

Educadores de Geografia se capacitam no uso de geotecnologias para o ensino


No dia 22 de Setembro foi realizado nas instalações da Defesa Civil de Angra dos Reis o Curso de Introdução ao Geoprocessamento em Ambiente SIG com utilização da Plataforma QGIS, ministrado pelo Prof. Vinicius Seabra, líder do Grupo de Pesquisa em Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DAGEOP/UERJ). O curso foi co-organizado pela Secretaria de Defesa Civil e o GDEN/UFF e teve como objetivo principal aprimorar a capacitação dos agentes de Defesa Civil em geoprocessamento utilizando Quantum GIS, um sistema de informações geográficas livre e gratuito. Aproximadamente quinze agentes de Defesa Civil participaram da capacitação, que também teve participação de professores e estudantes de Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Leandro Silva, co-organizador do curso e agente de Defesa Civil, destacou a importância deste tipo de curso para a equipe da secretaria: "Cada vez mais a Defesa Civil de Angra dos Reis busca nos sistemas de informações geográficas o apoio necessário para planejar e executar ações de gestão do risco de desastres, com priorização das ações preventivas. Este tipo de capacitação proporciona aperfeiçoamento das ações da nossa equipe e nos coloca em estreita relação com pesquisadores e estudantes das universidades".


Agentes de Defesa Civil de Angra dos Reis em capacitação de geoprocessamento


Agentes de Defesa Civil, professores e estudantes se capacitam em QGIS