Na última 4ª feira, dia 12, foi realizada a aula inaugural do Curso de Capacitação de Educadores para Redução de Desastres, com a presença de mais de 100 educadores do município de Angra dos Reis. O curso é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e conta com o apoio das empresas Viação Senhor do Bonfim, Restaurante Galeria Gourmet, Papelaria Alvorada, Hotel Vila Galé, Supermercado Zona Sul e Disk Água Dois Irmãos.
Cursistas participam da Aula Inaugural do Curso da RED (Foto: Gabriella Celeste)
Na abertura do evento formou-se uma mesa com as autoridades: a Diretora Substituta do CEMADEN, Dra. Regina Alvalá, o Diretor do IEAR/UFF, Dr. Augusto Gonçalves Lima, e os Secretários Municipais da Prefeitura de Angra dos Reis, Stella Salomão Corrêa (Sec. Educação, Ciência e Tecnologia), Alexandre Giovanetti (Sec. de Desenvolvimento urbano e Sustentabilidade), Jairo Fiães Lima (Sec. Proteção e Defesa Civil) e Mário Sérgio Reis (Sec. Meio Ambiente). Inicialmente foi dada a palavra às mulheres e tanto a Dra. Regina Alvalá (CEMADEN) como a Profa. Stella Corrêa (SECT/PMAR) salientaram a importância no investimento de ações de educação para a redução do risco de desastres. Destacaram também que iniciativas como esta da RED são inovadoras e servem de inspiração para outros municípios brasileiros. Os Secretários Alexandre Giovanetti, Jairo Fiães e Mário Sérgio Reis destacaram a necessidade de integração das ações de proteção e defesa civil com o de planejamento urbano e territorial, que atualmente é facilitado pela articulação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. Já o Prof. Augusto Lima da UFF de Angra dos Reis ressaltou o papel que a universidade desempenha nas articulações com o poder público, movimentos sociais e comunidades em áreas de risco, tanto no desenvolvimento de pesquisa como nas ações de extensão.
Autoridades falam sobre a importância da Educação para RRD (Foto: Lauro Santana)
No fechamento das atividades, foi realizada a Aula Inaugural com o Prof. Sandro Schottz, que atua como presidente da Associação de Moradores do Bairro Córrego Dantas, um dos bairros mais afetados pela catástrofe de 2011 na região Serrana, e também como articulador do MONADES (Movimento Nacional dos Afetados por Desastres Sócioambientais). O Prof. Sandro iniciou sua fala dando aos cursistas uma dimensão da catástrofe ocorrida em 2011, que vitimou mais de 1.000 pessoas e destruir grande parte da infraestrutura do bairro, passando depois a apontar como este fato foi de grande importância para a rearticulação e fortalecimento do movimento comunitário. Sandro finalizou sua fala destacando o apoio que a comunidade tem recebido de dezenas de instituições de ensino e pesquisa, que atualmente estão articuladas através da Rede de Gestão de Riscos (REGER) da Bacia Hidrográfica do Córrego Dantas, e também que iniciativas como a deste curso da RED promovem a cidadania e a solidariedade, essenciais para uma gestão compartilhada e a redução do risco de desastres.
Prof. Sandro Schottz destaca o papel das comunidades na prevenção de desastres (Foto: Gabriella Celeste)
O próximo encontro do Curso de Capacitação de Educadores para Redução de Desastres acontecerá no dia 22 de março tratando de tópicos introdutórios sobre desastres, que serão ministrados por especialistas da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil. No total serão 14 encontro presenciais que se iniciaram no mês de Março e terminarão no mês de Novembro.