terça-feira, 6 de junho de 2017

Campanha #AprenderParaPrevenir divulga ações das escolas


Divulgação. Extraído na íntegra do site CEMADEN Educação (clique aqui).

A primeira edição da Campanha #AprenderParaPrevenir - 2016 superou as expectativas dos seus organizadores – o Cemaden Educação - CEMADEN/MCTIC, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (CEDEC), pelo número expressivo de participantes. Contou com a adesão de 110 escolas, sendo 101 da Rede Estadual de São Paulo, distribuídas entre 31 Diretorias de Ensino, e 09 de Redes de Ensino de 05 Estados (AC, MG, PE, RJ e SP).

A Campanha foi desenhada para ser uma ação relâmpago para memorar o Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais, da Organização das Nações Unidas (ONU), e a somar esforços na construção e no fortalecimento de ações preventivas de riscos de desastres em escolas e comunidades do Brasil. As escolas compartilharam as práticas pedagógicas sobre o tema “Educação em prevenção de risco de desastres”, realizadas no período de 2015 e 2016, por meio de relato textual com foto ou vídeo documentário de 01 minuto. Outra opção, para aquelas que ainda não realizaram ações, foi o envio de projeto pedagógico.
A comissão organizadora sorteou 03 pluviômetros semiautomáticos doados pelo Cemaden/MCTI, e 05 Kits educativos da CEDEC SP (cartilhas, folders educativos e um CD com conteúdo off-line da Defesa Civil: A Aventura). As escolas estaduais contempladas no sorteio do pluviômetro semiautomático são: Santo Dias da Silva de São Paulo/SP (DE-Sul 3); Alexandre Fleming de Vargem Grande do Sul/SP (DE São João da Boa Vista), e a Escola Municipal Cora Coralina, de Mauá/SP.  As sorteadas para receber o KIT educativo são: José Siqueira Bueno Piracaia/SP (DE Bragança Paulista); Prof. Mauro de Oliveira de São Paulo/SP (DE Centro); Padre Nildo do Amaral Júnior de São Paulo/SP (DE Leste 1); Professor João Batista Vilanova Artigas de São Paulo/SP (DE Leste 2); Coronel Queiróz de Redenção da Serra/SP (DE Taubaté).
Também foram escolhidas duas escolas pelo mérito do trabalho em educação para redução de risco de desastres.  A E.E. Deputado Joaquim Gouveia Franco Júnior de São Paulo/SP (DE Leste 5) foi agraciadas com o KIT Educativo da CEDEC - SP pelo projeto “Relato EE Joaquim Gouveia” que mostra seu empenho em realizar um projeto em educação para prevenção e redução de risco de desastres envolvendo uma comunidade de alta vulnerabilidade social e moradora em área de risco.
A Escola Estadual Profa. Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel (D.E Itú – SP) foi escolhida para receber o pluviômetro semiautomático pelo projeto “Amigo da Encosta”, por ter parceria com a Defesa Civil, propor ações de formação do corpo docente com os materiais indicados na campanha, fazer atividades com alunos no reconhecimento de áreas de risco, mobilizar a comunidade do entorno para ações de redução de riscos e desastres, e ainda criar um Plano de Contingência de Desastre com simulados com a Defesa Civil.
Todas as escolas participantes com documentação completa receberão um certificado eletrônico, e terão seu relato ou projeto divulgado no site das intuições organizadoras, em especial no site da Campanha http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2016
Todas as escolas estão convidadas a participar da 2ª versão da Campanha#AprenderParaPrevenir que ocorrerá em 2017. Fique de olho nas mídias sociais do projeto Cemaden Educação e das instituições parceiras.