quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Escola do Abraão se Integra ao Projeto Pluviômetro nas Comunidades

Na última 3ª feira, dia 26, agentes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis (SEPDC), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, em parceria com estagiários do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais - Universidade Federal Fluminense (GDEN/UFF) realizaram atividades educativas para redução do risco de desastres com alunos e professores da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, localizada na Vila do Abraão, Ilha Grande, Angra dos Reis.

A equipe da SEPDC fez a instalação de um medidor de chuva do projeto “Pluviômetro nas Comunidades” do CEMADEN e nesta mesma ação estagiários do GDEN/UFF realizaram uma oficina de construção de pluviômetros artesanais e medição de chuva com os alunos. Como sinergia desta ação, houve o acompanhamento desta atividade e participação ativa de professoras da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega que estão concluindo o “Curso de Capacitação de Educadores para Redução de Desastres” realizado pela RED.

As comunidades da Ilha Grande já sofreram com desastres relacionados a deslizamentos, em especial no réveillon de 2010, quando 53 pessoas morreram no município de Angra dos Reis. Com o crescimento das vilas da Ilha Grande, como no caso do Abraão, tem aumentado o risco de desastres em razão das ocupações nas encostas e nas margens dos rios, além das deficiências nos sistemas de abastecimento de água e drenagem, que muitas vezes concentram a água em pontos indevidos da encosta, o que facilita a ocorrência de deslizamentos de terra.

Agente da Defesa Civil de Angra explica o funcionamento do pluviômetro

Oficina de medição de chuva com estagiários do GDEN/UFF

 
Índices de chuva podem ser visualizados no medidor instalado na escola