Em reunião realizada na última terça-feira os integrantes da RED realizaram a avaliação das ações desenvolvidas no ano de 2016 e delinearam os projetos para o ano de 2017. Nesta reunião estiveram presentes os integrantes das Secretarias Municipais de Defesa Civil, Educação e Cidade Sustentável, além de professores e técnicos do Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF e convidados.
Na avaliação do sub-secretário de Educação, Prof. Wellington Pereira, o saldo de 2016 é altamente positivo: "Se considerarmos o cenário que enfrentamos em 2016 e a quantidade e qualidade dos cursos e eventos realizados pela RED, com este balanço percebemos o quanto evoluímos em 2016. Sugerimos fortemente que a cooperação interinstitucional entre as diversas secretarias de Angra com a UFF e demais universidades que compõem a RED seja priorizada no próximo governo que se incia em 2017", afirmou Wellington.
Na reunião estiveram presentes novos parceiros do IEAR/UFF, que passam a fortalecer a equipe e a desenvolver projetos em parceria com a RED. Entre os novos parceiros estão Adriana Monzolillo, técnico em assuntos educacionais e que lidera a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Inovação do IEAR/UFF, e os professores Maína Bertagna e Jackson Rodrigues, especialistas em formação de professores e dinâmicas climáticas, respectivamente.
O planejamento para 2017 aponta para a reedição de cursos realizados neste ano, como o Curso de Capacitação de Educadores para Redução de Desastres e o Curso de Utilização de Softwares Livres para o Ensino, que abriu oportunidade de capacitação para 150 educadores e que foram avaliados pelos cursistas com notas acima de 9,3 em uma escala de 0 a 10. No planejamento também foram indicadas ações que envolvem parcerias com a GIZ, CEPAL e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES) da FIOCRUZ por meio do projeto Gestão de Risco de Desastres por Eventos Extremos e Condutas Humanas: Cidades Resilientes.