quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Educadores Concluem Curso sobre Prevenção de Desastres

     As primeiras turmas de educadores do Curso de Capacitação de Professores para Redução de Desastres foram formadas na última semana, concluindo com sucesso o curso que possui carga horária de 80 horas. O curso foi resultado de uma articulação entre diversas instituições públicas municipais e federais (IEAR-UFF, Secretarias Municipais de Defesa Civil, Educação e Cidade Sustentável de Angra dos Reis e CEMADEN).





Educadores cursistas que desenvolvem atividades de redução de risco de desastres

     Durante o Seminário Final do Curso os educadores apresentaram as atividades de ensino que se relacionam com a temática dos desastres, priorizando as ações de redução de risco. Na avaliação dos responsáveis pelo curso, foi surprendente identificar como os educadores de Angra já estão trabalhando com os alunos e os comunitários o tema de maneiras extremamente diversificadas e inovadoras. "Ficamos impressionados com a qualidade das atividades de redução de risco de desastres apresentadas pelos educadores. Foram apresentados jogos, aulas-passeio, discussões de projetos político-pedagógicos de escolas, sistemas de monitoramento participativo, oficinas de elaboração de vídeos, trabalhos de cartografia social, entre tantas outras formas de discutir o tema e desenvolver uma cultura de prevenção de desastres" - afirmou o Prof. Paulo Leal, líder do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais da Universidade Federal Fluminense.

     O curso foi realizado ao longo do ano de 2016, sendo inciado em Março e finalizado em Dezembro, com conteúdos teóricos, práticos, oficinas didáticas e trabalhos de campo. O curso atendeu interessados que atuam em unidades de ensino espalhadas por todo o território de Angra dos Reis (incluindo a Ilha Grande), além dos municípios vizinhos (Mangaratiba, Rio Claro e Paraty). A figura abaixo descreve a localização e a quantidade de cursistas por unidades de ensino atendidas pelo curso.

Distribuição espacial e número de cursistas que atuam nas unidades de ensino (professores, gestores e funcionários). Fonte: Sato et al. (submetido): Curso de capacitação de professores pela Rede de Educação para Redução de Desastres (RED) - Angra dos Reis/RJ. In: Redução de Vulnerabilidade a Desastres.

     Para o ano de 2017 a RED planeja realizar a segunda edição do curso, com aperfeiçoamentos que serão discutidos em um seminário interno a ser realizado no dia 20/12, tendo por base a avaliação dos cursistas. Além deste curso, serão discutidas outras ações e projetos que as instituições que compõem a RED realizarão no próximo ano.