sexta-feira, 15 de junho de 2018

Curso ALD Apresentado na Roda de Práticas IdeiaSUS

Na última 5ª feira (14/06) foi realizado em Piraí/RJ a Terceira Roda de Práticas IdeiaSUS, organizada pela FIOCRUZ e COSEMS/RJ (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro). O evento é fruto da cooperação técnica entre as duas instituições e da aproximação da área de pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano da gestão municipal. A Roda de Práticas é um dispositivo disparador de sistematização de experiências nos territórios que contribui para agregar e integrar as redes colaborativas de produção social da saúde. É um espaço de reflexão sobre iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) implantadas e desenvolvidas por Secretarias Municipais de Saúde no estado do Rio de Janeiro.

Participantes da Terceira Roda de Práticas IdeiaSUS. Créditos: Organização do evento.

Neste evento foram apresentados trabalhos desenvolvidos pelas secretarias municipais de saúde das regiões do Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande, com ampla participação dos municípios. Para este evento foram submetidos mais de 70 trabalhos que foram cadastrados no Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeaSUS) mantido pela FIOCRUZ.

O município de Angra dos Reis apresentou dois trabalhos, sendo um intitulado "Protocolo de ações preventivas para a proteção dos trabalhadores expostos à radiação ionizante" e outro relacionado com a experiência da RED envolvendo as Secretarias de Saúde e Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis, IEAR/UFF e CEPEDES/FIOCRUZ intitulado "Articulação intersetorial e interinstitucional para a capacitação de agentes de saúde e defesa civil em desastres". Durante o curso foram organizadas atividades e palestras pelas instituições organizadoras do curso e também por profissionais da Eletronuclear, Secretarias de Saúde e Defesa Civil dos Municípios do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Estado do Rio de Janeiro. Ao final das apresentações foram levantadas perguntas e sugestões às iniciativas apresentadas, sendo inclusive sugerida a ampliação do Curso ALD para outros municípios da região da Baía da Ilha Grande, que apresentam muitas ameaças e situações de vulnerabilidade similares às Angra dos Reis.

Apresentação do Curso ALD aos participantes da roda de conversa. Créditos: Teresa Leite.