sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Defesa Civil Realiza Ações de Prevenção de Desastres no Retiro

No dia 25 de Setembro a Defesa Civil de Angra dos Reis organizou juntamente com a Associação de Moradores da Praia do Retiro uma importante reunião para capacitar e dialogar com os moradores sobre os riscos de desastres sócio-naturais. O Retiro possui histórico de desastres por deslizamentos, com interrupções de ruas, danos a algumas casas e pessoas feridas, sendo estes desastres altamente influenciados por intervenções humanas nas encostas. Na ocasião os próprios moradores destacaram que as queimadas, desmatamentos, a forma de construção das casas e os vazamentos nas tubulações de abastecimento de água têm relação com estes desastres.

Moradores, colaboradores e agentes de Defesa Civil em ação de prevenção no Retiro. Foto: Anderson Mululo Sato.


Na ocasião os moradores puderam tirar dúvidas sobre os mapeamentos de risco existentes, entender o funcionamento do sistema de alerta/alarme, assim como se cadastrar no sistema de recebimento de torpedos SMS da Defesa Civil. Este sistema de SMS passa orientações sobre avisos meteorológicos e recomendações sobre a necessidade dos moradores que residem em áreas de risco buscarem locais mais seguros em evento de chuva.

Capacitação com palestras e distribuição de cartilhas informativas. Foto: João Carlos F. Soares.

Todos as palestras e cartilhas apresentadas no encontro foram disponibilizados pela Defesa Civil de Angra dos Reis. Para baixá-las, clique nas imagens abaixo.