sexta-feira, 18 de março de 2016

Realizada Aula Inaugural nas Turmas da Defesa Civil

     No dia 09 de Março foram realizadas as aulas inaugurais do Curso de Capacitação de Professores para Redução de Desastres das turmas sediadas na Defesa Civil. Neste primeiro encontro a participação dos educadores do município de Angra foi intensa e na abertura do curso também estavam presentes o Secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, a Secretária de Meio Ambiente, Ana Paula Nascimento, o Sub-Secretário de Educação, Prof. Wellington Silva, e o Diretor do Instituo de Educação d Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense, Prof. Augusto Lima.



     Na dinâmica de apresentação dos participantes ficou evidente o quanto os desastres afetaram a vida da maioria dos educadores presentes, assim como o entusiasmo dos mesmos em transformar em práticas educativas os conteúdos trabalhados ao longo do curso. A fala de alguns professores comoveu e estimulou os demais presentes, como o da Professora Gizelly da Silva Lisbôa, Docente I da E.M. Brasil dos Reis, localizada na enseada do Bananal na Ilha Grande. A Professora Gizelly destacou a enorme importância do ensino de assuntos relacionados à redução de risco de desastres aos seus alunos, um assunto tão próximo ao cotidiano dos estudantes do município.



     Os dados apresentados pelo Prof. Anderson Sato do GDEN/UFF corroboram a fala da Professora Gizelly, demonstrando que na percepção dos educadores inscritos no curso os seus alunos estão mais vulneráveis às ameaças dos deslizamentos, inundações e vazamento nuclear (nesta ordem) e que estes alunos residem em locais de alto nível de risco. Na fala do Prof. Sato foi destacada a abrangência que o curso atingiu, contemplando educadores de 47 instituições de ensino do município de Angra dos Reis.

     Ao final das atividades deste primeiro encontro o agente de Defesa Civil, Marco Santos, demonstrou com exemplos reais trazidos de sua experiência tanto em Angra dos Reis como na Região Serrana os impactos sócio-ambientais que os desastres provocam. Ao final de sua fala Marco Santos reforçou a importância dos educadores atuarem de forma engajada e com a apoio das instituições que formam a RED para desenvolver uma cultura de redução de risco de desastres em Angra dos Reis.