sexta-feira, 3 de junho de 2016

Professores se Capacitam no "Curso de Fotografia como Ferramenta Educacional"

     Na última 4a-feira (dia 01/06) foi concluído o "Curso de Fotografia como Ferramenta Educacional", coordenado pela professora e fotógrafa Rita de Cassia Rocha em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME) de Angra dos Reis. O curso teve como público alvo os professores da rede pública do município.

     Neste evento os professores cursistas expuseram algumas de suas fotografias, além de contextualizá-la dentro do projeto que foi desenvolvido pelos próprios professores com orientação da educadora Rita Rocha. O curso teve carga horária de 20 horas e englobou tanto aspectos técnicos de fotografia (iluminação, composição, cor, etc.), como a realização de passeios com aulas práticas. O objetivo do curso era proporcionar aos professores da rede municipal, um curso de extensão que possibilitasse a ele mais uma tecnologia moderna, livre e simples como facilitador da comunicação no processo de reflexão do mundo. Além disso, o curso também objetivava oferecer habilidades criativas, técnicas, reflexivas, dinâmicas, inclusivas e interpessoais e possibilitando ao professores usar a fotografia como desafio em sala de aula, desvendando uma rede de significações, cujos os elementos – professor/aluno/signos – interagem dialeticamente na composição de realidade.

     Na solenidade de conclusão do curso foi formada uma banca avaliadora, composta pela artista plástica Lyla Melo e pelos professores Anderson Sato, Frederico Policarpo e Clarissa Craveiro da Universidade Federal Fluminense - Angra dos Reis. Foi consenso entre os avaliadores que todos os trabalhos desenvolvidos são de grande qualidade artística e de grande aplicabilidade em propostas educativas para os alunos da rede de ensino.

     Na ocasião, o professor Anderson Sato (UFF - Angra dos Reis), fez um convite aos professores cursistas, para que acompanhassem e registrassem com seus olhares e técnicas fotográficas a realização de um trabalho de campo por outros professores em áreas de risco a desastres sócio-naturais em Angra dos Reis. Este trabalho de campo será realizado no final do mês de junho no âmbito do "Curso de Formação de Professores para Redução de Desastres", um projeto de parceria interinstitucional do Prefeitura de Angra dos Reis, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e Universidade Federal Fluminense.

Coordenadora Rita Rocha (ao centro) e os professores concluintes do curso.

Banca avaliadora da exposição fotográfica com a Presidente do CME e Rita Rocha.