terça-feira, 21 de junho de 2016

SMA e RED Realizam Oficinas de Educação Ambiental

Nos dias 16 e 17 de junho foi realizado o Seminário de Educação Ambiental 2016 de Angra dos Reis, com a participação de dezenas de estudantes da rede pública e particular da cidade. O evento foi organizado pelo Centro de Estudos Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (CEA/SMA) em parceria com outras instituições da Rede de Educação para Redução de Desastres - RED (Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais da Universidade Federal Fluminense (GDEN/UFF) e Secretaria Municipal Defesa Civil). Estudantes de graduação em Biologia da UFRJ/CEDERJ e de Geografia e Políticas Públicas da UFF também participaram ativamente na realização das oficinas.

Estudantes do CEDERJ realizaram trabalhos de “captação de água de chuva” e “bromélias e o equilíbrio ambiental”, professor da Universidade Estácio de Sá apresentou um documentário sobre águas vivas e as instituições que compõem a RED enfocaram atividades lúdicas de educação ambiental relacionadas à prevenção de desastres. A Defesa Civil realizou um jogo de tabuleiro e um teatro de fantoches, o GDEN/UFF desenvolveu oficinas voltadas para percepção do risco, o CEA trabalhou com jogos didáticos e a Secretaria de Educação realizou hortas com os estudantes. 

Dois momentos marcaram este evento: o primeiro foi a participação dos estudantes que formam a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) da Escola Municipal Frei Fernando Geurtse do bairro Marinas. Estes estudantes participaram ativamente das oficinas e compartilharam com os presentes as ações que o Com-Vida realiza na escola e em sua comunidade. Outro momento de destaque foi a participação de estudantes da escola municipal especializada no atendimento de crianças com deficiência visual. Com o uso do tato, olfato e audição estes estudantes vivenciaram a importância ecológica das bromélias, realizaram o plantio de mudas em hortas e experimentaram a chuva simulada e a importância das florestas para a contenção da erosão em encostas.

Conforme previsto, o evento promoveu uma oportunidade de integração das instituições, professores e estudantes universitários e da educação básica em um ambiente de grande descontração, trocas e realizações. Ao total, cerca de cem crianças de seis escolas participaram das atividades.

Vitor Lisboa (Coordenador do CEA) com os estudantes da Escola Municipal Frei Fernando Geurtse

Estudantes da Geografia/UFF lideram oficina de construção de pluviômetros

Defesa Civil realiza teatro de fantoches para estudantes

 
Crianças aprendem sobre o ciclo da água com estudantes de Biologia da UFRJ

Crianças com deficiência visual aprendem sobre a importância das florestas

Professor do GDEN/UFF explica o funcionamento do pluviômetro aos estudantes


Equipe de organização do Seminário de Educação Ambiental 2016