segunda-feira, 31 de julho de 2017

AGIR/UFF e RED Apresentam Experiências de Tecnologias Sociais

A equipe da AGIR/UFF, sob liderança da Prof.ª Luciane Patrício, Chefe da Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (AGIR/UFF), veio à Angra dos Reis no dia 04 de julho para conhecer a experiência de projetos de educação e redução do risco de desastres desenvolvidos pela Rede de Educação para Redução de Desastres (RED).

Membros da RED e da AGIR/PROPPi/UFF apresentam experiências em tecnologias sociais

A visita da Prof.ª Luciane estava relacionada ao Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologias Sociais elaborado pela AGIR/PROPPi/UFF, que busca mapear as tecnologias sociais que a UFF possui participação. Segundo o edital, tecnologias sociais são produtos, processos, metodologias, serviços e/ou técnicas reaplicáveis, construídas e desenvolvidas em interação com a comunidade e/ou público alvo interessado e que representem soluções inovadoras voltadas para a transformação, desenvolvimento e/ou inclusão social.

Reunião de apresentação de experiências em tecnologias sociais ocorreu na sede da Secretaria de Defesa Civil de Angra dos Reis

Durante o encontro os representantes das Secretarias de Educação e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) apresentaram as diversas ações e cursos que vem sendo desenvolvidos pela RED em estrita parceria com os educadores de Angra dos Reis. Angra dos Reis figura no cenário nacional como um município multi-riscos, por possuir largo histórico de desastres sócio-ambientais relacionados a deslizamentos e inundações, além de sediar as únicas usinas nucleares do país. Na ocasião, a Prof.ª Luciane também apresentou como a área de tecnologias sociais está debatendo seus conceitos chaves e se estruturando nas agências de fomento à pesquisa e inovação em âmbito nacional. Como encaminhamentos do encontro, foram estimuladas ações de interação da RED com a AGIR/UFF a fim de potencializar as ações desta rede inter-institucional de redução de risco de desastres.