segunda-feira, 31 de julho de 2017

CEMADEN Educação Realiza Oficinas no Curso da RED

O 8º encontro do Curso de Capacitação de Educadores para Redução de Desastres foi ministrado pelas pesquisadoras especialistas em educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e contou com oficinas didáticas e a realização de trabalho de campo com os cursistas.

Cursistas da RED em atividades de campo no bairro Vila Nova - Angra dos Reis/RJ

As oficinas trabalhadas no Curso da RED são baseadas em atividades desenvolvidas pela equipe do CEMADEN Educação especialmente para educadores, visando subsidiá-los com práticas que se relacionem com os conteúdos programáticos de diversas disciplinas. As atividades trabalhadas neste encontro foram Cartografia Social, Nossa Escola é Vulnerável? e História Oral.  Para conhecer o site do CEMADEN Educação e visualizar em detalhes as atividades oferecidas, clique aqui.


 
  

Oficinas e atividades de campo foram coordenadas pela equipe do CEMADEN Educação

O trabalho de campo do curso foi realizado em dois importantes bairros do município de Angra dos Reis/RJ: no Morro da Carioca, cenário de um desastre por deslizamentos que vitimou dezenas de pessoas no réveillon de 2010, os cursistas puderam perceber os condicionantes do risco de desastres relacionados a deslizamentos de encostas, além de discutir sobre as diversas intervenções estruturais e não-estruturais realizadas no bairro visando reduzir o risco de novos desastres. Já no bairro Vila Nova os cursistas percorreram um ambiente de estuário, onde as principais ameaças estão relacionadas às inundações de um importante rio do município. Neste bairro os cursistas contaram com o apoio da Escola Municipal Almirante Tamandaré, que sediou as atividades do curso e também serviu como local de observação de uma das oficinas.

CEMADEN Educação destaca a atuação no curso da RED
(clique na imagem para visualizar o Tweet)