sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

EMES Desenvolve Atividades de Percepção de Risco

Os alunos da EMES (Escola Municipal de Educação de Surdos) de Angra dos Reis realizaram um conjunto de atividades de redução do risco de desastres (RRD) no âmbito do Projeto "Percepção de Risco na Perspectiva da Educação de Surdos", desenvolvido pelo Prof. Wellington Pereira da Silva, docente da rede municipal, com outros professores da mesma escola. As atividades desenvolvidas abrangiam experiências sobre solos e vegetação, trabalho de campo e confecção de maquetes com simulação de chuva em encostas e margens de rios.
 
O projeto envolveu alunos do 6º ano do ensino fundamental e articulou as disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa, sendo apresentado durante o Seminário de Conclusão do Curso de Formação de Educadores para Redução de Desastres, no dia 22 de novembro na sede da Defesa Civil. A apresentação foi feita pelo professor em conjunto com seus alunos, contando com a mediação de intérpretes de libras que auxiliaram na comunicação entre os alunos e os cursistas. A elevada qualidade do trabalho desenvolvido com os alunos deficientes auditivos emocionou grande parte da plateia, composta  por outros professores, estudantes de licenciatura, funcionários escolares e integrantes de organizações sociais com atuação em áreas de risco do município.
  
Professor, alunos e intérpretes apresentam atividades de percepção de risco

 
Em outro momento, no dia 29 de novembro, este mesmo projeto foi apresentado na Feira de Ciências da EMES, realizada em parceria com estudantes de Biologia do CEDERJ de Angra dos Reis. Nesta ocasião, os alunos envolvidos no projeto apresentaram suas vivências e experiências em RRD para outros alunos deficientes auditivos, além de profissionais, professores e licenciandos. O agente de Defesa Civil, Lauro de Oliveira Santana, porta voz da Defesa Civil de Angra dos Reis, destacou o feito inédito daquela comunidade escolar. "Ações como estas dos alunos e professores da EMES são fundamentais para envolvermos as pessoas com maior vulnerabilidade nas ações de redução do risco de desastres e merecem nossos parabéns. A RED tem orgulho de colaborar com este tipo de iniciativa.", afirmou Lauro Santana.
  
 Apresentação do projeto de RRD na Feira de Ciências da EMES