sábado, 24 de novembro de 2018

Experiência da RED Compartilhada em Congresso no México

O Colegio Mexicano de Profesionales en Gestión de Riesgos y Protección Civil A.C. (Cmpgrypc) convidou Leandro Nunes, Agente de Proteção e Defesa Civil da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis, como um dos conferencistas do 3º Congresso Internacional Cmpgrypc, que possui como tema "Territorios más seguros y más humanos, ante el riesgo de desastres: Retos de la Gestión de Riesgos en México".

Agente Leandro Nunes compartilha a experiência da RED em congresso internacional no México.

O Agente Leandro Nunes compartilhou com os congressistas as experiências do Programa de Educação para Redução de Desastres desenvolvido pela RED, que engloba a realização de eventos de ciência e ensino e um conjunto de cursos de formação de agentes locais, como educadores, agentes de saúde e lideranças comunitárias. O conjunto de ações da RED é tratada como uma verdadeira tecnologia social, sendo as tecnologias sociais entendidas como produtos, processos, metodologias, serviços e/ou técnicas reaplicáveis, construídas e desenvolvidas em interação com a comunidade e/ou público alvo interessado e que representem soluções inovadoras voltadas para a transformação, desenvolvimento e/ou inclusão social.

Na conferência intitulada La gestión local del riesgo y casos de éxito foi destacado o Curso de Formação de Educadores para Redução de Desastres, que em 2018 completa sua 3ª edição, formando mais de 200 educadores distribuídos por todo o território municipal de Angra dos Reis. A formação continuada dos educadores em Angra dos Reis é considerado o mais amplo projeto de formação de educadores em redução do riscos de desastres dos municípios brasileiros. Estes educadores possuem atuação direta na formação da população nas escolas e também em ambientes não-escolares, como nas interações diretas com as comunidades.